29.7.08

Da Solidão

"A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a do ser que ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, e que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e de ferir-se, o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflecte. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes da emoção, as que são o património de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto da sua fria e desolada torre."



(Vinícius de Moraes)



(Deve ser um "pau"* ser como tu...)



*"Pau" em brasileiro será qualquer coisa como Lixado, F$%#/#/#%do,...

5 comments:

Anonymous said...

Nem parece teu um comentário destes ao teu próprio post.

Anonymous said...

Grande Vinicius. Solidão em meio ao amor, é algo impossivel e improvável!

Gostei do blog!

Abraços,
Confucious

Ps.: Se quiser passa lá no meu!
escolha-dificil.blogspot.com

Unknown said...

é? porquê?

Anonymous said...

Porque tu defendes sempre que as pessoas tÊm tempos e limites e que não lhes podemos impôr os nossos tempos, nem os nossos limites.

XX's

Unknown said...

Sim... mas nem sempre consigo impedir-me de tentar "acordar" alguém que acho que como no texto do Pablo Neruda "está a morrer aos poucos"...
Coisas minhas...
Nunca mais é Domingo!! =P