17.7.08

A Mia!

Lembro-me perfeitamente do dia em que soube que vinhas a caminho. Foi um misto de preocupação e de alegria pelos 19 anos da tua mãe e os 20 do teu pai. Mas essa preocupação acabou no dia em que soubemos que eras a menina que ele queria. Estavamos a lanchar no jardim do Bu, penso que os 5 do costume e o teu pai entrou (todos têm a chave daquela casa) e disse, quase a rebentar de alegria: "É menina!"... a partir daí, vimos os filmes das tuas ecografias vezes sem conta, a forma como te mexias, te viravas, agarravas o cordão... o teu pai vidrado no écran sabia já tudo de cor.

Faz hoje 7 anos estava a estudar para uma oral que devia ser REI, o Bu às voltas com Obrigações, a Ritíii a ler um livro para ter ideias para uma instalação qualquer e o Gonçalo aos mergulhos na piscina, quando o tm tocou. Era o teu pai a avisar que estavas a caminho. Enfiamo nos no "Corsini" e ligamos a meio mundo a avisar que estavas a nascer, enquanto voavamos para a Cruz Vermelha...
Nunca aquela sala de espera esteve tão cheia de certeza.

Faz hoje 7 anos que deste o teu primeiro sorriso e ele está registado na carteira do teu pai, numa fotografia em que de olhos abertos o viste e sorriste... a tia Nês tirou-a nesse preciso momento!


Depois fomos-te vendo aos fins de semana, em casa dos avós babados, com o teu pai cheio de cuidados contigo... às 6ªs feiras sabia que estavas lá a partir das 16h30 e saía da Faculdade para passar lá e poder estar contigo um bocadinho.

Passado uns meses ficaste para sempre com o teu pai e houve uma época em que ía todos os dias ver-te e ajudar a dar-te o banho.

Quando tinhas 2 anos mudaste te para Cascais. A tia Nês casou e passado pouco tempo teve o bebé Diogo e deixou-vos a casa que ainda hoje é vossa. Passamos 15 dias em mudanças e o teu quarto teve em decoração, umas 30 horas de investimento e imensa tinta que metade colou em nós. O teu pai não te deixava nunca, rias com a confusão e também querias pintar. A parede dos pés da tua cama tem as tuas mãos estampadas quase no rodapé!

Ficaste muito mais perto.. Faltava às teóricas quando o teu pai não te podia ir buscar à cresce e ía eu. Levava-te para casa e brincavamos enquanto o teu pai não chegava.
Depois era a hora do banho e do jantar, contavamos te histórias e tu adormecias.

Sabendo perfeitamente que não era/sou tua mãe, um dia já com 3 anos e enquanto dizias "boa noite" e distribuias abraços por todos os presentes, deste me um abraço e disseste: "Boa noite mamã"... fiquei branca e gaga..mas o teu pai sorriu e disse me depois que era perfeitamente normal porque eu era a única mulher que não era prima, nem tia e que estava com ela... quase todos os dias. Fiquei a tua mãe, mamã, desde esse dia.


Foste desde sempre um bebé simpático e dado. Falavas com este mundo e o outro. Antes de começares a falar palrravas e apontavas para tudo. Sempre te conseguiste fazer entender. Ouvias tudo e usavas as palavras dos adultos sem problema. Um dia disseste a propósito de um gelado do Santini, muito concentrada para que este não derretesse: "Este gelado é Magnânime!". Também disseste sobre o Gonçalo quando todos nos rimos de uma das suas histórias cheias de graça: "O tio Gonçalo é um colosso"...e como estas há muitas.
Participaste sempre em todas as brincadeiras. Desde teatros, a fantoches, a corte e colagem e aulas de culinária. Adoras livros e legos e passavamos horas a construir-te cidades para brincares.
És muito observadora. Nada te escapa... tens um lado muito teu de cumplicidade com cada pessoa da tua vida. As tuas relações não são iguais com ninguém.
Sempre te soubeste ouvir. Os teus "nãos" são categóricos. Se não gostas de alguém ou de alguma situação, dizes sempre.
Não te vi a fazer uma única birra estes anos todos, só de sono e essas perfeitamente normais.
És e foste sempre fascinada por bebés e crianças. O Diogo e agora o bebé João, são os teus companheiros favoritos. A tua cara de espanto quando a Ritíi mudava a cor do cabelo era maravilhosa e mantiveste a desde bebé.
És muito meiga e tens uns beijinhos de framboesa maravilhosos. A tua responsabilidade nota-se na preocupação com os outros.

Sei que não entendes o "abandono" e imagino a confusão que é para ti dentro dessa cabeça, mas também já sabes que estamos aqui e que não te falta nada... pai, mãe, avós, tios, primos,... tens de tudo.
Hoje estás na EuroDisney com o teu pai. Os grandes companheiros. O Super-Pai e a Super-Filha como tu costumas dizer... Aproveita o teu dia, os teus dias... que eu possa entender sempre os teus limites como criança, adolescente e mulher que serás... que te saiba aconselhar e apoiar, mesmo que não concorde com as tuas decisões... que me ajudes a judar-te sempre!

O Mundo é um sítio muito mais perfeito, muito melhor, só porque tu nasceste... só porque para mim, ouvir-te rir às gargalhadas, brincar na areia contigo, adormecer-te com o teu perfume de bebé, me enche a cada dia.
Obrigada por me deixares ser parte da tua vida, me dares tanto e seres tão pequena, apesar de já tão crescida...
Obrigada pelo teu exemplo e por aquilo que aprendo contigo...

PARABÉNS minha Linda MIA! =)

7 comments:

Anonymous said...

Costumo ler, mas não comento aqui. De vez em qd mando te as sms e tal para saberes que li, mas este post tá mt bom. E foi mesmo isto. E já passaram 7 anos e ela até já lê e faz contas que eu acho um COLOSSO. Gostava especialmente dos vossos desfiles de moda ao fim de semana. Pena não haver mais desses.
Um beijinho miúda e outro à Princesa porque aqui o "Tio", tem-te como mulher da vida dele.
Gonçalo

Anonymous said...

Sabes que as saudades apertam quando estamos longe e principalmente quando perdemos de vista os objectivos.
De repente há um regresso ao passado que até é bastante recente. 7 anos não são nada e são uma vida.
A Mia foi o bebé mais mimado deste mundo e nunca se mostrou mimada. O pai é O PAI. Tenho imenso orgulho no meu primo pela forma como se assumiu como pai e pelas dificuldades que enfrentou como pai solteiro. Conseguiu uma filha fantástica. Sempre que te vejo com ela, imagino-te mesmo como mãe e fico até "desejoso" que isso aconteça para poder tirar a prova.
Obrigado por esta viagem no tempo. 7 anos passaram a voar na minha cabeça. As saudades aumentaram, mas o objectivo já regressou.
Ligo-te durante o fds?
XXX's Bu

Unknown said...

Nunca perdeste o objectivo.
És das pessoas mais decididas que conheço e lutas muito quando te defines.
Podes às vezes duvidar, mas consegues sempre. Não te vi falhar em nada, nem no guisado de pato! ;)
As saudades aproximam-te. Passa a correr, vais ver. Chegas e eu ainda nem fui de férias!
Ligas quando quiseres, nunca precisaste de autorização, que disparate é esse agora?
XXX's

Anonymous said...

Custa voltar ao trabalho, mas devo dizer-te que ler isto a meio de uma manhã de papeis acumulados em cima da secretária, me animou de sobremaneira.
Não vou tecer elogios à minha filha porque senão não saio daqui nunca mais. É a mulher da minha vida e nem quero pensar no dia em que ela pensar em afastar-se. Se pudesse mantê-la assim pequenina, agarrada a mim, mantinha.
Aproveito então para em "público" agradecer a vossa e a tua participação na vida da Mia.
Muito mais do que eu faço, que sou pai dela e não poderia nunca deixar de o fazer, é o que vocês fazem sem terem de o fazer. A segurança e a confiança que lhe transmitem é o maior pilar de crescimento e desenvolvimento por ela tido como certo.
Quando estamos todos juntos, lembro me sempre da imagem da "aldeia que educa". Os filhos não são nossos.. apesar de tantas vezes eu me esquecer e achar que sim. Aí entras tu Joana. Sempre que me esqueço, tu lembras-me da individualidade dela, de que ela tem escolhas e o dto a elas.
Não tenhas medo. Com a Mia nunca falhaste, com os teus filhos não falharás. Nunca se falha se for com amor e tu tens uma capacidade enorme de dar e de amar.
Obrigado a TODOS por me ajudarem como pai e como pessoa e por amarem a minha filha como sei que amam. O verbo é mesmo amar.
P.S.: Fotos da Eurodisney para quem tive pachorra para ver, num jantar no sábado lá em casa.

Anonymous said...

Emocionaste-me até às lágrimas e fazes-me acreditar que a tua geração e a das Mia's e da Xs vão fazer deste mundo um lugar mais humano e melhor.
GRANDE abraço! e parabéns à Mia.

Unknown said...

Eu é que te agradeço a presença, a possibilidade de estar, a vontade de que esteja perto.
Agradeço-te a possibilidade de através do contacto com a tua filha, eu própria me sentir mais responsável, crescida, adulta e capaz...

A minha geração é forte, a da Maria, do Filipe, da Diana também, apesar de tudo eles até sabem o que é certo e quando o assumem lutam por ele.
Mas a minha esperança é nas Xis e nas Mias e principalmente na minha geração para as ajudar a crescer, sempre a respeitar o livre arbitrio delas. Na sua geração, claro, pela sabedoria que passa!! ;)
Todos somos úteis!

Anonymous said...

PARABÉNS!!! Querida Mia e querido Manel: Vocês são a familia perfeita. completam-se imenso e gosto muito de vocês.
Realmente estes anos passaram a correr.
Esse jantar não pode ser quando o Duarte voltar? Ele ía gostar.
Beijinhos da prima que vos adora!