27.5.09

Avó Lucília

A vida foi boa para ela. Durante muitos anos viveu tranquilamente.
Ficou viúva e 3 dias depois a irmã também ficou. Viveram na mesma casa durante toda a vida.

Entretanto com 10 anos comecei a ir para lá. O final da minha infância, a minha adolescência e o início da minha idade adulta foram de alguma forma perto dela. Era naquela casa que a Vera e eu faziamos festas com quase 100 pessoas até às 5h da manhã. Nunca se chateou e sempre colaborou em tudo. Fazia lanches maravilhosos e jantares imensos.
Deixava-nos a estudar na mesa comprida da casa de jantar as horas que fossem precisas.
Oiço ainda a voz dela a perguntar se queriamos mais chá ou mais gelado, que tomavamos na varanda que dava para o jardim.
Foi ela que nos desinfectou as feridas quando caímos de mota e não queríamos contar a ninguém, porque tinha sido o 2º acidente em 2 semanas.
Foi uma companheira!
Conheceu o genro e a bisneta.
A avó Lucília perdeu o filho há uns anos e a irmã um mês depois. E aguentou.
Aguentou uma queda que a limitou em movimentos.
Aguentou os diabetes e os problemas de coração.
Há menos de um mês aguentou uma infecção respiratória.
Ontem decidiu que não queria aguentar mais e foi embora...

Um beijinho para si da sua "neta" emprestada

2 comments:

Unknown said...

Oh! Como é que está a Vera? Se estiveres com ela manda-lhe um beijinho muito grande!

Lembraste dos chocolates Drost que a avó Lucília escondia no armário da sala do andar de cima (no andar dos quartos)! Tinha lá sempre umas duas ou três caixinhas!

E os jantares de 26 de Dezembro! Sempre com comidinha tão boa!

Vou ter saudades! Era tão querida!


Beijinho grande,

Isabel

Unknown said...

Olá querida!
Ela está bem, conformada.
A avó Lucilia já estava muito ausente, não reconhecia as pessoas...

Lembro-me perfeitamente, apesar de eu não gostar de chocolates, que havia sempre quem atacasse o armário da sala de televisão!
Sim...as iguarias que sobravam.
E a Ginja bebé ainda ao colo dela, pequena e ela já enorme, com umas patas enormes!

Tenho muitas recordações... e as saudades ficam!

Beijo Enorme para ti querida!