Hoje é o aniversário do Darwin que traz consigo a teoria da evolução.
Nunca acreditei que o Homem vinha do macaco. Acho que é uma recusa interna que começou quando de pequena, aprendi na catequese que vimos do Adão e da Eva e ao mesmo tempo, que afinal vínhamos do macaco. Nenhuma das hipóteses me convenceu.
Ora afinal, de onde é que vem o Homem?
Não sou de ciências e não percebo nada de cadeias de ADN, nem de mutações genéticas, mas adoro aprender e não tenho qualquer problema em perguntar. Ah! Sei o que é a epigenética! ;)
Sentei-me com a minha Amiga M., reconhecida cientista neste campo, PhD em genética, professora, investigadora, tudo e mais "umas botas" e perguntei-lhe directamente: "Eu descendo do macaco? Eles são mesmo o mais parecido que há com um humano?"
Claro que levei logo pergunta em seguida, como aliás é hábito dela, por-me a pensar: "O que é que achas? Em que é que acreditas?"
...
Pus-me a pensar e de uma forma totalmente leiga respondi: "então... se o macaco é o antepassado do Homem, não seria lógico que todos os macacos, por evolução fossem Homens? Quando é que surge o Homem aí? Parece me que há um tempo zero em que não houve evolução de macacos para Homens e porque é que os macacos não continuaram a evoluir para homens?... e não sei... o que é que faz a diferença?"
...
"Também não concordo que o Homem venha do macaco, a cadeia genética mais parecida com a do Homem é a do rato. Até a do porco é mais parecida com a nossa do que a dos macacos. Na verdade ninguém sabe quando se deu o salto evolutivo, quando é que começaram a "aparecer" Homens, mas também ainda não há teorias credíveis.
Agora fica para pensares... Analisa e tenta ver desde a concepção se não passas por todos os estados evolutivos e em que alturas há as mudanças. Vê o que muda e porque muda... e cosntrói uma teoria. Esquece as trocas químicas, só aquilo que conseguires observar! ;)"
Já tenho programa para me entreter durante uns meses! =P
6 comments:
Recuso-me a pensar que venho do macaco!
"A ontogenia recapitula a filogenia" - frase clássica dada na embriologia do ser humano. Já está estudado, nada de novo, no entanto há sempre qualquer coisinha que ainda fica para descobrir; vamos sempre descobrindo, não o velho mas o novo: é por isso que uns são de letras e outros de ciências.
Obrigada pela "dica", Sra ou Sr. anónimo! ;)
Gosto mesmo da diversidade de "inteligências" e do que nos dá em possibilidades de descobertas.
Não tem que "agradecer". Aliás já percebi que está no bom caminho pois como dizia Albert Einstein, "O primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma."
Joanita
Vindo pela primeira vez a esta "casa" achei muito engraçado teres-te perguntado exactamente a mesma pergunta que me intriga há já que tempos. Mas se o homem vem do macaco, porque é que nunca mais nenhum macaco evoluiu para homem? Porque é que não há estados intermédios?
Parvoíces minhas (nossas pelos vistos) ;)
Bjos
Zé
Sra./Sr. Anónimo: Gosto de questionar o que se me apresenta. Tenho as limitações das "diferenças" de inteligência e é por vezes bem complicado entender as matemáticas/científicas. No entanto não desisto. Por isso agradeço as indicações.
Zé'Zinho: BOM LER-TE!!! =) Sim, já me pergunto isto há uns tempos. Não tenho certezas, mas gosto mesmo de ter dúvidas para ir procurar, por isso... ;)
Beijinhos querido!
Post a Comment