12.2.09

Quase 200 anos da teoria do macaco?

Hoje é o aniversário do Darwin que traz consigo a teoria da evolução.
Nunca acreditei que o Homem vinha do macaco. Acho que é uma recusa interna que começou quando de pequena, aprendi na catequese que vimos do Adão e da Eva e ao mesmo tempo, que afinal vínhamos do macaco. Nenhuma das hipóteses me convenceu.
Ora afinal, de onde é que vem o Homem?

Não sou de ciências e não percebo nada de cadeias de ADN, nem de mutações genéticas, mas adoro aprender e não tenho qualquer problema em perguntar. Ah! Sei o que é a epigenética! ;)
Sentei-me com a minha Amiga M., reconhecida cientista neste campo, PhD em genética, professora, investigadora, tudo e mais "umas botas" e perguntei-lhe directamente: "Eu descendo do macaco? Eles são mesmo o mais parecido que há com um humano?"
Claro que levei logo pergunta em seguida, como aliás é hábito dela, por-me a pensar: "O que é que achas? Em que é que acreditas?"
...
Pus-me a pensar e de uma forma totalmente leiga respondi: "então... se o macaco é o antepassado do Homem, não seria lógico que todos os macacos, por evolução fossem Homens? Quando é que surge o Homem aí? Parece me que há um tempo zero em que não houve evolução de macacos para Homens e porque é que os macacos não continuaram a evoluir para homens?... e não sei... o que é que faz a diferença?"
...
"Também não concordo que o Homem venha do macaco, a cadeia genética mais parecida com a do Homem é a do rato. Até a do porco é mais parecida com a nossa do que a dos macacos. Na verdade ninguém sabe quando se deu o salto evolutivo, quando é que começaram a "aparecer" Homens, mas também ainda não há teorias credíveis.
Agora fica para pensares... Analisa e tenta ver desde a concepção se não passas por todos os estados evolutivos e em que alturas há as mudanças. Vê o que muda e porque muda... e cosntrói uma teoria. Esquece as trocas químicas, só aquilo que conseguires observar! ;)"

Já tenho programa para me entreter durante uns meses! =P

6 comments:

Anonymous said...

Recuso-me a pensar que venho do macaco!

Anonymous said...

"A ontogenia recapitula a filogenia" - frase clássica dada na embriologia do ser humano. Já está estudado, nada de novo, no entanto há sempre qualquer coisinha que ainda fica para descobrir; vamos sempre descobrindo, não o velho mas o novo: é por isso que uns são de letras e outros de ciências.

Unknown said...

Obrigada pela "dica", Sra ou Sr. anónimo! ;)
Gosto mesmo da diversidade de "inteligências" e do que nos dá em possibilidades de descobertas.

Anonymous said...

Não tem que "agradecer". Aliás já percebi que está no bom caminho pois como dizia Albert Einstein, "O primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma."

Anonymous said...

Joanita

Vindo pela primeira vez a esta "casa" achei muito engraçado teres-te perguntado exactamente a mesma pergunta que me intriga há já que tempos. Mas se o homem vem do macaco, porque é que nunca mais nenhum macaco evoluiu para homem? Porque é que não há estados intermédios?

Parvoíces minhas (nossas pelos vistos) ;)

Bjos

Unknown said...

Sra./Sr. Anónimo: Gosto de questionar o que se me apresenta. Tenho as limitações das "diferenças" de inteligência e é por vezes bem complicado entender as matemáticas/científicas. No entanto não desisto. Por isso agradeço as indicações.

Zé'Zinho: BOM LER-TE!!! =) Sim, já me pergunto isto há uns tempos. Não tenho certezas, mas gosto mesmo de ter dúvidas para ir procurar, por isso... ;)
Beijinhos querido!