17.2.09

"Erase and..."

Parece que os holandeses descobriram uma pastilha que apaga as memórias:
http://dn.sapo.pt/2009/02/17/ciencia/uma_pastilha_para_apagar_mas_memoria.html

É especialmente indicada para acontecimentos traumáticos que impedem algumas pessoas de viver normalmente, devido às reacções que as memórias desencadeiam... nada disto é novidade. Um dos meus filmes favoritos fala exactamente dessa possibilidade. Da possibilidade de apagar da nossa mente as memórias de quem nos magoou, feriu... Era fácil, não era?

Eu não queria.
Aquilo que sou é resultado do que vivi. Claro que já sofri, já chorei, já me desesperei. Mas apagar o que me doeu ou dói, é apagar-me...é deixar de existir como existo, como o que sou. E eu orgulho-me desmesuradamente de mim, apesar de todas as imperfeições que ainda tenho. E não me arrependo de nada do que fiz, independentemente do resultado que teve!
Acho que a maravilha é exactamente esta:

"Uma vez estabelecida, uma memória emocional parece ficar para sempre. Do ponto de vista da evolução é extremamente funcional nunca esquecer os acontecimentos mais importantes da vida", escrevem os autores no artigo publicado on line pela Nature Neuroscience.

3 comments:

Anonymous said...

Eu gostava de apagar partes da minha vida. Pelo menos não seria tão medrosa em relação a alguns aspectos.
Estou mais triste de há uns tempos para cá. Se apagasse essas causas, deixava de doer e eu ficaria mais feliz.
Eu queria uma pastilha dessas.

Anonymous said...

Já confessei isto antes e lembrei-me novamente quando li este teu post e o respectivo artigo.
Quando soube que a Mia vinha a caminho apanhei o maior susto da minha vida. 19 anos, era uma criança ainda maior do que sou hoje. Lembro-me de naquele instante ter pensado: "Se eu pudesse voltava atrás 6 meses e apagava tudo isto".
Passado esse choque inicial o amor teve lugar e nunca mais senti qualquer tipo de arrependimento em relação a nada. Apesar de todas as dificuldades, voltaria a fazer tudo igual.
Também não te vejo arrependeres-te de nada. És demasiado forte e sincera para tal.
Ainda bem!

Priminha, tu dizes isso porque estás magoada, deixa passar e vais ver se ainda dizes o mesmo!

Anonymous said...

Acho que o crescimento se faz sempre que te emocionas com alguma coisa.
Tu disseste-me isso uma vez e eu concordei. Deixa marcas.
Se apagas o que dói, apagas o que cresceste em função disso!
Também não apagaria nada!

BOA FESTA HOJE BU!
Vou lá dar um salto, mas será um sucesso de certeza!
Amanhã Óscares aí!

XXXX's