7.4.08

Primos...

Hoje ainda estamos com os dedos cruzados...
Ontem cruzámo-los juntos...

Quando surge um convite inesperado para lanchar e à pergunta do "quem vai?" a resposta é: "a familia desta geração e da abaixo quase toda", o primeiro pensamento é: "O que queres que leve?" e logo de seguida: "Oh... mas eu não sou da vossa familia"... "és parva, é o que é!".
E quando cheguei a casa do Manel, foi como se tivesse chegado a uma casa de familia mesmo.
A Mia já sabe ler e leu-me histórias sentada ao meu colo... (A Mia já lê...eu mudei-lhe as fraldas, andei com ela ao colo, levei-a à escola no primeiro dia, fiz passagens de modelos e teatros de 5 minutos com produções de 4 dias... pareço mesmo uma mãe a falar!)... o bebé Diogo já não é bebé e tem um irmão João que agora é o bebé... continua com as mãos papudas e com voz de boneco animado...
Os primos a chegar, todos... o Gonçalo e a Rita com a Helena e o Henrique...

Temos histórias, momentos únicos... o vosso colo é tão bom de se ter...

Já sabia que vinhas, não me perguntes porquê, mas já sabia... "Tens um radar?"- perguntou o Manel quando tocaste à porta e eu disse logo que eras tu..."tenho!"
Faltavas tu e nada naquela tarde teria feito sentido se não tivesses andado com o Diogo às cavalitas, com a Mia ao colo, não tivesses dito as tuas piadas para disfarças o medo que sentes e tentasses, de alguma forma que não ficassemos tão assustados...Foi surpresa por mim esperada, mas surpresa...

Sabes? Ontem quando nos despedimos disseste que éramos e seriamos sempre o teu porto seguro, o colo, os abraços, as mãos que não te deixariam nunca ir ao fundo...
Digo-te hoje, mesmo no meio da incerteza e do pânico, do medo e do susto: És Forte e essa certeza que tens de nós é fundada... mas é válido para todos e para cada um...
A tarde de ontem devolveu-me o sorriso... porque ele anda efectivamente a fugir-me, por todo o lado e mais algum...Mas muito mais importante do que qualquer obstáculo que me surja, és tu e tu estares aqui, perto...
Vai correr bem...

Fingers crossed...

5 comments:

Anonymous said...

Tu és a Mãe da minha filha. Foste a primeira a quem ela chamou isso, e a única até hoje. Nem à própria progenitora ela se refere como tal, por isso, serás sempre tu. Tenho uma dívida de gratidão contigo por todo o apoio e participação na vida da Mia que nunca vou conseguir pagar. Quando li o que escreveste, repito: "és mesmo parva. Fazes e farás sempre parte da familia.".
Continuo com os dedos cruzados...

Anonymous said...

És minha prima, tanto como são o Manel, o Duarte, a Helena e os outros todos que são muitos.Pena já não haver a hipótese de te tornares prima no "papel", mas de coração és, para os primos e tios, todos.
Já não tenho circulação nos dedos e esta espera mata-me.

Anonymous said...

Jana, minha meninina diferente,

TU ÉS ÚNICA...

Um bjo à Mia, a bébé de quem sempre ouvi falar e que faz de ti a MAE mais orgulhosa deste MUNDO!!
E, claro,um bjo especial para ti que és especial para mim ;)

Aninhas

Anonymous said...

Vá, toca a manter os dedos cruzados até 4ª. Ainda não foi desta.
Obrigado por seres o que és na minha vida. És Única mesmo, tal como diz a Aninhas.
És prima, irmã, mãe, filha, neta,...tens todos os papeis nesta familia. Podes tê-los todos, sem excepção.
Obrigado XXXX

Unknown said...

Já me puseram a chorar, ou quase que aqui não me permito grandes manifestações emocionais...

Manel: A dívida é minha por teres permitido sempre e a cada dia que eu participasse na vida de um bebé que é tão bom de se tomar conta. Às vezes penso que se por uma qualquer infelicidade eu não puder ter filhos, pelo menos já ouvi um genuino "Boa noite mamã. Gosto tanto de ti" da boca da tua filha... Por isso... OBRIGADA por me teres deixado sempre e tanto participar! E a ti também as noites de conversa entre chá, enquanto a Mia dormia ao meu colo depois do babysitting e sabias que não me apetecia ir para casa porque havia qualquer coisa que me prendia a garganta!

Riti: Gosto mais de: Ritííííí! ;) És genuina, louca, mas genuina e isso fez-me gostar de ti instantaneamente! És minha prima sim, desde que pusemos aquelas perucas laranjas na cabeça e as meias às riscas e passeamos animadamente por Lisboa a cantar o "yellow submarine"! Gosto de ti sempre!

Aninhas: Querida... princesa...Vês em mim o que tu és. Sem saberes foste um bocadinho a minha salvação na FDL...Foi tudo sempre mais fácil depois de te conhecer. És das pessoas mais equilibradas e justas que conheço e o teu exemplo enche-me de sobremaneira. Orgulho-me muito e muito de ti!

Bu: Foste tu o primeiro a "salvar-me"! Não faço mais do que tu fazes. esta troca maravilhosa de amizade boa é uma das garantias que tenho de que o mundo faz todo o sentido! E tu és único e insubstituivel... e eu gosto de ti, tanto que nem sabes! =P
Vai correr bem... tá tudo bem... Why worry now? XXXXXs