28.4.08

Uma característica descrição de amor

"Há uma passagem do diário de Justine que me ocorre agora. Transcrevo-a neste lugar porque, embora corresponda a factos muito anteriores aos q tenho vindo a relatar, nem por isso exprime menos intensamente a qualidade curiosamente encarnada de um amor que acabei por reconhcer cmo específico da cidade,mais do que nós próprios. " É vão acreditar-se que o amor possa advir de uma comunhão de espíritos, de pensamentos; é a explosão simultânea de dois espíritos empenhados no acto independente de se expandirem. E a sensação é a de que alguma coisa explodiu dentro deles, silenciosamente. Em torno deste acontecimento, assombrado e apreensivo., o apaixonado ou a apaixonada continua a viver examinando a sua própria experiência; apenas a gratidão cria nela a ilusão de que comunica com o seu amigo, mas é falso, porquanto ele nada lhe deu. O objecto amado é, simplesmente, aquele que viveu uma experiência igual no mesmo instante, como um Narciso; e o desejo de estar junto do objecto amado é devido, em primeiro lugar, não à ideia de possuí-lo, mas simplesmente, de permitir a comparação entre as duas experiências, como a mesma imagem vista em espelhos difrentes. Tudo isto pode preceder o primeiro ohar, o primeiro beijo, o primeiro contacto; preceder a ambição, o orgulho e a cobiça; preceder as primeiras declarações que assinalam o ponto de viragem-pois a partir daqui o amor degenera em hábito, em posse e... em solidão."
Que caracteristica é esta descrição do amor, tão a sério, tão... Justine"

(Justine- Lawrence Durrel)
Tão... eu...

7 comments:

Anonymous said...

Tás a precisar que te pegue ao colo, tás, tás! Mau!

Unknown said...

Não dormiste? =P Porquê Mau?

Anonymous said...

Porque apesar de no fundo até pensares assim, já houve quem te tivesse dado a volta à cabeça e te tivesse feito ver as coisas de outra forma...umas 3 pessoas para ser exacto!

Unknown said...

Aparentemente não! Se me tivessem feito ver as coisas de outra maneira, eu não teria esta mesma visão das coisas, ou teria?

Anonymous said...

Mas pelo menos dás esperança a alguém que te queira fazer mudar essa visão das coisas. Haja esperança!

Unknown said...

Dizem que é a última a morrer! =P

Anonymous said...

E a minha não morre de todo.