26.2.07

It's the Oscars!!!





























Picture: "The Departed"
Director:
Martin Scorsese, "The Departed"
Actor:
Forest Whitaker, "The Last King of Scotland"
Actress:
Helen Mirren, "The Queen"
Film Editing: "The Departed"
Original Song: "I Need to Wake Up" from "
An Inconvenient Truth," Melissa Etheridge
Original Screenplay: Michael Arndt, "Little Miss Sunshine"
Original Score: "
Babel," Gustavo Santaolalla
Documentary Feature: "An Inconvenient Truth"
Supporting Actress:
Jennifer Hudson, "Dreamgirls"
Foreign-Language Film: "
The Lives of Others," Germany
Visual Effects: "
Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest"
Cinematography: "
Pan's Labyrinth"
Costume Design: "
Marie Antoinette"
Adapted Screenplay: William Monahan, "
The Departed"
Animated Feature Film: "
Happy Feet"
Documentary Short Subject: "The Blood of Yingzhou District"
Supporting Actor:
Alan Arkin, "Little Miss Sunshine"
Art Direction: "Pan's Labyrinth"
Sound Mixing: "Dreamgirls"
Sound Editing: "
Letters From Iwo Jima"
Makeup: "Pan's Labyrinth"
Animated Short Film: "
The Danish Poet"
Live Action Short Film: "West Bank Story"
———
Jean Hersholt Award (Oscar statuette): Sherry Lansing.
Honorary Academy Award (Oscar statuette):
Ennio Morricone.


Sim... eu sou daquelas poucas almas que ficam acordadas a ver os Oscares só porque sim. Gosto do directo, de saber e odeio esperar até de manhã para saber quem ganhou o quê.
De há uns anos para cá que não me prendia muito... os apresentadores tinham perdido qualidade e a própria cerimónia algum brilho.
Desta gostei. A Helen esteve bem, textos com humor, não agressivos e bastante oportunos.
Surpresa das surpresas para mim só mesmo o "The Departed" como melhor filme. Esperava mesmo pelo Babel até porque o filme nem sequer me prendeu muito... O Oscar ao Scorsese deu-me a sensação de que foi mais porque "Ok, já foi nomeado 6 vezes, pode ser que seja a última, bora lá dar-lhe o prémio..." mas tudo bem, valeu!
Apesar do sono e do que me custou a acordar, pró ano lá estarei! ;)

23.2.07

Regresso...





Isto é Paris e é onde está a Vera! Foi fazer Erasmus. Partiu em Agosto e ainda não voltou...

Tenho saudades dela porque nunca estive tanto tempo sem a ver, nem quando eu estive um ano em Erasmus...

Mas agora já está quase... Faltam só alguns traços no calendário e Domingo ela já chega... (Respirar fundo... suspiro... ai...ai...)

21.2.07

Com uma semana de atraso... LONDRES!

Bom... Partimos daqui dia 9. Fomos duas a correr até casa, pegar nas malas, correr até ao aeroporto, confusão com malas ( a minha mochila teve de ir no porão!!!), comprar chocolates, entrar no avião EasyJet com a tripulação em fato de treino e chegar a Londres! Pelo caminho um tuguinha tímido, arquitecto, com uns tiques estranhos que nos perguntou se nos podia seguir até ao centro de Londres... dissemos-lhe que não era preciso seguir-nos, podia acompanhar-nos! Então o nosso "amiguinho" tuga colou-se a nós para chegar a Victoria e mal encontrou a amiguinha desapareceu! Conclusão: O tuga é um animal ingrato!
A Mary estava à espera... abraços e beijinhos (adoro quando se pendura no meu pescoço!)!
Fomos para casa mortas e de rastos a contar tudo por meias palavras!
Esta é a casa da Mary! Uma típica casa Vitoriana, com 4 andares que parecem 3 em que o 1º é a cozinha, o 2º são duas wc, uma sala (a da janela) e um quarto, o 3º o quarto da Mary e o 4º o da dona da casa que é jornalista, faz parte da Amnistia Internacional e passa aos 5 meses seguidos no SriLanka!



(A Mary tem leite à porta naquelas garrafinhas de vidro que são trocadas todas as manhãs!)



Depois fomos Shopping! No Sábado que amanheceu chuvoso e como a Malaika e eu já tínhamos feito papel de turistas há uns anos quando lá fomos, decidimos ser londrinas durante o fim-de-semana. O mercado é cheio de coisas. Das mais variadas... exprimentámos roupa, óculos e chapéus. Havia comida do mundo inteiro dispersa por tendas e tendinhas... Gente diferente e interessante... gente comum... tudo misturado e tudo aceite...



A minha única exigência já que todos os musicais estavam esgotados era o Tate! E lá fomos as 3 porque a 4ª ainda não tinha chegado... "Oh Maria! Quanto é que se paga no Tate?"; "Nada. Temos é de ir já buscar os bilhetes para os escorregas"; "E quanto é que se paga pelos escorregas?"; "Nada.";" Hum... não se arranja um quartinho grátis? Aquilo é tão grande!"!


(Aqui está o grande Nando! O sul-africano com raízes australianas que tem mil restaurantes destes com frango assado e se gaba de fazer o molho português! Oh meu amigo! "Nando's"? Please!!!)



E o Tate enfim à nossa frente... Pisos e mais pisos de arte moderna para descobrir... Picasso, Klint, Paula Rêgo,...tantos e tantos nomes conhecidos e desconhecidos... instalações de motion design, pintura e escultura... criancinhas de um lado para o outro, estudantes e famílias...



O nosso chá de limão e ginger e bolchinhas de amendoa e chocolate... Um lanche para aquecer com uma vista maravilhosa para contemplar!



Estes são os escorregas do Tate! São uns tubos transparentes que saiem do 1º, do 3º e do 5º andar! Nós fomos no do 3º... dá aquele frio na barriga e apetece repetir vezes sem conta... Mas não dá! =( (Miguel e Marta estes é que são os escorregas de que falei! Acho que vale a pena ir a Londres só para passar o fds no Tate!!)





Finalmente as 4! A Fabi chegou de Dublin mesmo a tempo de irmos sair! Guanabara! Disco muito brasuca com cerveja e caipirinhas. Petiscos vegetarianos e a oportunidade de pôr as conversas em dia... Muita coisa tínhamos para contar umas às outras! (Nesta altura a minha tosse começava a atingir níveis críticos!) Veio o show de capoeira, (que as histéricas das inglesas diziam que era Karaté!) e mais cerveja... musica boa e ritmo bom. A Fabi tinha a mala... a grande mala companheira que foi connosco para a disco e depois foi para casa, para sair no dia seguinte de manhã porque ela tinha um avião para apanhar!



A única coisa que a Fabi viu de Londres, daqueles marcos turísticos foi Picadilly... Fotos tiradas e Victoria Station outra vez porque às 14h já o avião a levava para Lisboa!

Ficámos a Malaika e eu porque a Mary que agora é PartyPlanner teve uma reunião com gente fashion/trendy que ía casar!

Decidimos ir então as duas por Green Park fora até casa da Betty para ver se ela lá estava!

E estava! Pelo menos a bandeira "diz que sim!" ;)



China Town! Com um objectivo específico que era o de encontrar bules para a festa do ano novo chinês a organizar pela Maria! Fortune Cookies e: " A signature always reveals a man's character... and sometimes even his name"! ("Chinezices")




E nesta pracinha almoçamos e depois fomos para Notting Hill... Comemos os bolos do Valentines Day e passeámos um bocado... Jantámos em casa só as 3, a sentir a falta da Fabi que entretanto já estava em Portugal...

Acordámos as duas de madrugada porque às 5h tínhamos de estar em Gatwick e para lá chegarmos só com o comboio às 4:30... tudo pontual e organizado e chegámos a Lisboa com a luz do Sol e uma vontade de não ir trabalhar...

Posto isto posso dizer-vos que me parece distante esta ida a Londres... que parece impossível ter passado uma semana e o meu irmão já ter comido todo o balde de Maltesers.

Vim cheia porque adoro esta coisa de ir e deixar ir... de ter sido Londres com outros olhos e ainda melhor que da outra vez...
Foi bom e deixou a "alma cheia" porque foi com vocês e porque esta internacionalização me mostrou o quanto crescemos... juntas... sempre, claro!


P.S.: Este foi o pote que trouxe ao meu irmão e que ele comeu em menos de uma semana sozinho!
P.S.2: Já fizemos mais um ano... 19 de Fevereiro...já lá vão 8 de "melhores amigas"... Já lá vão 8 da nossa peça e do início de tudo... Guardados dentro, no fundo, em gargalhadas e abraços! É lamechas but i don't care!


14.2.07

Ontem tive um pesadelo...


AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!

Este dia...

Ok que não gosto, abomino e se pudesse era o primeiro dia que apagaria do calendário!Acho horrivel a lamechice e a obrigação das flores, dos chocolates (que mania a do chocolate pá! Engorda, derrete, suja,...)... todos temos de ser românticos nesta altura!
Não importa se hoje acordámos com os pés de fora (nunca percebi esta expressão) ou se a cara metade nos fez algo abominável... O que importa é que é dia de andar aos beijinhos, fazer "o amor", jantar, gastar dinheiro, oferecer presentes...
Enfim...A tradição é nossa? Eu acho que foi importada... Mesmo! Espero...
Dia dos Amigos já acho mais graça! Não é o Amor que tem tantas formas? Então eu festejo a amizade!
FELIZ DIA DOS AMIGOS!!!!

(Os bolos da foto são feitos numa pastelaria em Notting Hill e eu comi um com as minhas meninas este fim-de-semana!)

8.2.07

Expectativas para...

... amanhã:
1.Voo a tempo e horas independentemente do tempo.
2. Chegar direitinha a casa da Mary depois do comboio e do metro.
3. Ir à London Fashion Week e à sua party a seguir com os convites VIP que a Mary arranjou.
4. Ir passear no Sábado com paragem obrigatória no Tate para beber chá e comer uma bolcha de gengibre e um musical à noite depois da chegada da Fabi.
5. Girls night out! Afinal as Magnificas estão as 4 em Londres!!!
6. Passear ainda mais no Domingo.
7. Conseguir chegar a Gatwick a tempo e horas de apanhar o avião de volta para casa...(não que isto me apeteça, porque 3 dias em Londres não dão para nada, mas...)

Vai superar toda esta lista de certeza, mas não faz mal ter umas ideias do que quero MESMO fazer, ou faz?

7.2.07

APCC I

Ontem quando voltava para casa no comboio já a chegar a Oeiras vi uma pessoa a levantar-se. Eu conhecia-a... de onde? perguntava-me. De repente aquela menina de aproximadamente 30 anos passou a menina de 20. Carla! Era isso mesmo!
Pus-me a fixá-la e a coitada incomodada também me olhava a sorrir e desconfiada... Disse-lhe a medo: "Foste minha monitora no Campo de Férias"... Disse-me "É possível, mas já foram tantos que como deves calcular não me lembro!"... "Claro!" (mas ela tinha de se lembrar. Éramos fantásticos, todos cheios de ideias, só faziamos asneiras, fugíamos, organizámos a mega festa da discoteca dos fantoches...Fomos os mais originais de certeza!!Nunca tiveste outro grupo igual!)... "É normal. Lembro-me que a outra monitora da nossa camarata era a Ana. Estava o Bruno e o Nuno com quem fiz o atelier de expressão dramática!" - "Claro! Já sei!" (o meu sorriso rasgou)! "Mas eras mais pequena (já lá vão uns 10 ou 11 anos) e os teus óculos eram outros (eram os de armação de metal azul, os primeiros que tive)... andavam sempre 4 vocês, não era?" ; "Sim! A Maggy, a Ana Júlia, a minha prima Malaika e eu!"; "e tu és a Joana"!
Parou o tempo. Acredito que ambas a refazer aqueles 13 dias em Vairão, dentro do mosteiro dentro do dentro das memórias...
"Vou sair aqui! Gostei de te ver! Um beijinho e boa sorte em tudo"!
"Obrigada" - disse-lhe - "Para ti também! Beijinhos!"

Fui o resto do caminho a refazer cada Campo de férias, cada monitor que tive e cada confusão que arranjei... Como passava o ano a desejar que fosse dia 13 de Agosto para ir para lá e como quando lá estava não parava, não dormia porque tínhamos de viver tudo e quando chegava a casa, a 26 de Agosto dormia 2 dias quase de seguida de tão exausta que estava... Não sei se ela fez o mesmo, mas espero que sim!
Para mim foi bom ter a certeza de que aquele tempo existiu realmente e que pelo menos por ontem o revivi um bocadinho!

5.2.07

Ó pra onde eu vou!


Pois que é verdade!
Vou lá estar o próximo fim-de-semana! =)

2.2.07

Tiago!

Hoje o Tiago faz anos!
O Tiago é ponderado, inteligente, persistente, sensato, paciente e optimista.
O Tiago é alto, tem olhos cor de mel, mãos de pianista e caracóis.
O Tiago é irmão do Bernardo e é como se fosse o meu irmão mais velho.
O Tiago, o Fernando e o Frederico eram os únicos quase com carta e com carta de condução quando o Bernardo, o Francisco e eu tínhamos 14 anos.
O Tiago enfiou 10 pessoas dentro de um Mini, mini e ainda hoje eu não sei como é que entrei e como é que saí, nem como é que o Mini que era mini andou quase 4Km.
O Tiago namorava e namorou com a Carolina durante quase todos estes anos que passaram.
O Tiago acompanhou e ficou ao lado da Carolina durante todo o processo que levou dos tratamentos até ao transplante de coração e depois ao longo da convalescença.
O Tiago é engenheiro e trabalha com água, florestas e com tudo o que seja ambiente.
O Tiago apoiou a viagem "quase para sempre" de um dos melhores amigos, o Rafael, pelo Mundo (ainda não voltou e anda de um lado para o outro, literalmente à volta do Mundo a ajudar pessoas).
O Tiago aceitou e ajudou o Fernando e a Patrícia na ida para a Austrália quando decidiram que era aí que tínham de viver, apesar de significar perder a presença de mais um melhor amigo.
O Tiago chorou connosco quando o Frederico morreu, mas disse sempre que ele estaria vivo a cada vez que nos lembrassemos dele e escreveu-lhe/nos um livro com todas as histórias do Ico durante todos os anos que esteve cá.
O Tiago casou com a Carolina.
O Tiago tem umas gargalhadas que são como abraços.
O Tiago acha que há sempre espaço para sermos melhores.
O Tiago pode não estar comigo todos os dias, nem todos os meses, mas está na mesma.
O Tiago faz anos e eu desejo-lhe o melhor do MUNDO e do que mais houver por aí!