11.3.09

11M

Percebi agora enquanto escrevia a data que hoje é o 11 de Março.

Passaram 5 anos desde o atentado.

Passaram 4 desde que eu estava em Erasmus.



No dia 11 de há 5 anos atrás eu estava a chegar à Faculdade, lembro-me como se fosse hoje. Estava com a Maria Ana a estacionar o carro no parque quando ouvimos as notícias. Fiquei em pânico. Estava lá tanta gente minha, tantos em Erasmus, a trabalhar... era Madrid... Felizmente não perdi ninguém. Naqueles golpes de sorte que se ouviu falar no 11/9, também muitos deles tinham adormecido, saído na noite anterior e não acordaram para aulas, tiveram reuniões fora do percurso normal e havia uma greve de estudantes que anulou alguma actividade universitária.

Há 4 anos atrás eu estava em Madrid quando se marcou um ano do atentado. Estava com o Gonçalo, a Rita, o Henrique e o Bu. (Foi o único ano em que festejamos juntos os teus anos Bu, quando foram ter comigo de surpresa a Salamanca.)
Há 4 anos atrás fomos com velas e flores numa marcha sentida. Lembro-me da emoção e do frio que sentia apesar do sol que brilhava quase de forma irónica.
Acho que a revolta é igual para todos e o não entendimento destas acções criminosas, idem...
Foram muitas pessoas, muitas vidas perdidas, outras que ficaram incompletas...

Este é um desabafo, porque de repente me veio tudo isto à cabeça e revivi o frio que aqui até nem sinto...

5 comments:

Anonymous said...

Há pouco nas noticias falaram disso mesmo.
Mostraram imagens do atentado e da manifestação em que estivemos efectivamente 1 ano depois.
É fácil esquecermo-nos destas coisas, mas não devia ser assim. Foi uma atrocidade demasiado grande.

(vou deixar o primo ocupar o pc. falamos mais logo)

Anonymous said...

eu nunca me consigo esquecer deste dia.
Nunca, nunca. Há sempre missas para ir.
Perdi pessoas eu. Tu não, mas eu perdi algumas. Colegas de trabalho principalmente. Alguns que eu nem conhecia bem. Uma delas estava grávida e era recém-casada. Eu fui um dos que adormeci nesse dia e fiquei com uma revolta estúpida. Andei meses com o pânico de outro e a desconfiar de toda a gente.
Fiquei com muita raiva.
Recuso me a ver imagens do que vi ao vivo. Ao contrário de ti Duarte, eu quero mesmo esquecer que este dia um dia aconteceu.

Anonymous said...

Também me lembro deste dia do atentado. também não perdi ninguém, mas as imagens foram horriveis. Chorei imenso na manifestação e ontem voltei a chorar quando me lembrei.
Eu sei q ficaste cheio de raiva gonçalo mas ainda bem que não estavas lá. e ainda bem q as pessoas se lembram destes dias,p fazermos força em contrário.
um beijinho aos dois por aí e a ti minha amiga querida

Anonymous said...

Não quero pensar mais nisto.
Põe sff outro post para aliviar isto porque é a priemira coisa q leio e n quero.
gracias.

vou 6ª aí tb. chegamos tarde

Unknown said...

Desculpa...
A sério...
Sei que te dói, mas não achei que fosse tanto.
Como escrevi no post, de repente lembrei me de tudo e foi um desabafo por estar a sentir tudo outra vez...

Desculpa...

Ainda bem que também vens. Vamos passar um óptimo fds todos!