10.3.14

Mudanças...

Dizem que é do signo (Touro) que odeia mudar seja o que for. Admito que sim.

Sempre me foi muito difícil, penoso até, mudar fosse o que fosse. Mudar de escola era uma angústia, mudar de ambiente também. Sempre me senti segura com rotinas, como as crianças pequenas. Saber que tinha sempre um sítio certo para chegar, a minha cama para dormir, a minha roupa nos armários... os meus livros, os meus cd's, as minhas fotografias.

Gosto de ter os meus sítios para ir e saber que estão lá à minha espera.

Lembro-me que quando decidi fazer Erasmus a família ficou entusiasmada por eu ir, mas não disfarçaram muito o receio pela decisão. Acho que se perguntaram: "Será que se aguenta?".

De facto, foi por pouco. Lembro-me que os primeiros dias foram terríveis. Pensei tantas vezes: "Estava tão bem em casa, o que é que eu vim fazer??".

Um dia, numa crise de choro em que pensei em fazer malas e voltar para casa, decidi dar tempo a mim mesma. Marquei um mês no calendário. Se passado aquele mês me continuasse a sentir insegura e infeliz, voltava para Lisboa e estava tudo bem.

Como não tinha nada a perder, permiti-me começar a viver. Ao fim do prazo já estava integrada. Já tinha rotinas, amigos, casa, quarto, um espaço meu, de cabeça principalmente...

Apesar de tudo o que já vivi desde aí, o que é facto é que as mudanças ainda me causam angústia, stress... acho que tenho um ritmo próprio de adaptação. Demoro... mas aprendi a respeitar-me nesses tempos. A conhecer que fico mais susceptível, mais perdida, mas que passa...

Nestes últimos cinco meses mudei-me para o Qatar e agora para Madrid... Ainda não me sinto parte de lugar nenhum.

O bom da experiência é que sei que não tarda esta cidade passa a ser minha!

No comments: