26.11.07

B.2

Ontem quando me ligaste já dormia há umas horas.
Tens este péssimo hábito de me ligar de madrugada, mesmo sabendo que eu já estou a dormir. Isto porque me ligas sempre às 4h da manhã e nunca a uma 6ª ou a um Sábado, é sempre ao Domingo ou durante a semana e sempre que não haja feriado!
Não há muitas pessoas que me liguem sem respeito pelo meu sono. Umas 3 já a contar contigo...
Foi por isso que atendi o telefone, já a pensar que, para variar, seria para te fazer companhia no caminho para casa... é o que costuma acontecer...ligas-me depois de teres saído, voltas para casa sozinho e como não consegues estar sozinho,ligas-me porque sabes que te atendo.
Começas por me descrever os lugares por onde passas, as pessoas com quem te cruzas, comentas os penteados e os figurinos de quem passa, as conversas que ouves e até mandas uma boca ou outra que por seres português em terras estrangeiras, te confere algumas vantagens. Depois contas-me a noite e com quem estiveste (como se eu conhecesse alguém, sem ser por aquilo que me contas) e acabas no teu quotidiano, o que tens feito, o que tens visto, etc...

Ontem/Hoje foi diferente. Ligaste-me e disseste: "Acho que vou voltar"... ao contrário do costume em que demoro algum tempo até conseguir falar, saíu-me um "Aconteceu alguma coisa?"..."Aconteceram várias, não más, nem especialmente traumáticas, mas deixou de fazer sentido...Preciso de fazer alguma coisa de produtivo e de viver com o que deixei para trás..."..."Estivemos e estaremos sempre à tua espera..."..."Eu sei. Obrigado! Falamos melhor depois, eu ligo-te amanhã durante o dia."...

Sei que me vais ler, mais dia, menos dia, porque me lês sempre...

Fiquei sem coragem para o discurso paternalista do: "Vês? Devias ter ficado, enfrentado, vivido e aprendido a viver, conforme todos nós o fizemos. Devias ter posto de lado o egoísmo e a cobardia e ter ajudado e ficado perto, por muita dor que houvesse... Todos sofremos e sobrevivemos. Estamos mais unidos por ter sido assim. A tua volta, o teu regresso vai ser-te doloroso... vais enfrentar sozinho o que podias ter enfrentado connosco!
Sabes? No fundo, todos nós queriamos ter fugido, ter ido viver para Londres e para Madrid, depois para Barcelona, passando por imensos locais, como tu passaste e acabar nos EUA... Mas ficamos, porque alguém tinha de ficar e continuar a estudar, a trabalhar e a dar coragem aos outros...Já estás longe há uns 7 anos. Durante este tempo fomos-te apoiando ao longe e fomos vivendo parte dessa tua atribulada vida.
Acho que passado algum tempo a esperança do teu regresso foi diminuindo, foi ficando para trás... Deixei de te ver nos anos da tua familia, nas férias, nos fins-de-semana, nos feriados e nos jantares, agora escassos, mas que quando acontecem duram 3 dias.

De repente mudou tudo quando disseste que vinhas... mas na minha cabeça já não existes aqui. O meu amigo B. da adolescência não cabe no meu mundo diário, nos meus telefonemas, nas minhas sms a combinar cafés...
Mas sei que vais encaixar-te, aos poucos,... e sei que vai correr tudo bem, até porque sempre fizeste parte, sempre foste tu, sempre fomos nós e agora é só o teu regresso a "casa", à tua casa que sempre foi tua/nossa...

Ainda bem que vens!

2 comments:

Anonymous said...

Eu sei isso tudo. Belive me, i know. I'm on my way home... "There's no place like home"! Até já kid!

Anonymous said...

Confesso que não sou assiduo do teu blog, mas hoje decidi vir cá ler-te e coincidência, li este post sobre o Bernardo.
Concordo contigo. Sou o melhor amigo dele desde que nasci e sempre lhe disse o que todos lhe disseram, que devia ter ficado. Não vai ser fácil, mas estamos cá e eu fiquei feliz por saber que ele vai chegar. (depois de ler isto liguei-lhe e ele confirmou!). Obrigado pela noticia Pequena!