21.6.14

Viva El Rey

Ora bem... O Juan abdicou e passou a Espanha ao filho homem (único e mais novo)...

A chatice toda desta história é eu ser uma republicana convicta e achar isto tudo um enorme disparate.

Entendo a parte do ser bonito, porque todos nós crescemos com as histórias das Rainhas e das Princesas (as meninas especialmente). Percebo a parte do glamour e convenhamos que é muito mais bonito ter este par do que ter um Cavaco e uma Maria.

Mas continuo da opinião de que a monarquia é um sistema retrógado e que se o Filipe queria mesmo reinar com legitimidade e que se estão tão confiantes em como os espanhóis querem uma monarquia, não lhes fazia nada mal terem arranjado um referendo. 

A questão é que não há nenhuma monarquia da história que tenha acabado sem ser por revolução... e isto seria novo e a Constituição diz que é uma monarquia... Mas as coisas alteram-se, ou não?

Podemos como diz uma colega aqui do escritório, aceitar que é só um diplomata, sem grandes poderes, (o que até é verdade) e ir levando a vida... o que mexe com o meu sistema nervoso é que mais ninguém em Espanha pode ter esse papel, por mais competente que seja. Ninguém, mesmo que queira muito pode ser Rei! 






A mim revolta-me e não sou espanhola nem casada com o Rei... a Leti cheira-me que é tão ou mais republicana que eu e vai ser rainha que se l$#"... (As princesas é que são adoráveis!!)

1 comment:

Gonzalito said...

Finalmente alguma coisa que se pode comentar! Ora ora então eu que vivi em Madrid quase 8 anos da minha vida levei sempre com os velhos e tu chegas há 3 meses e levas logo com o casal maravilha. Os tipos dão imagem, deixa lá. É como dizes: melhor um casal destes do que os Cavacos. Quando me visitas pá?