29.10.05

Pensamento de Psicologia aplicado à informática...

(foto de Rui Elias)

“Jogos de Vídeo não influenciam as crianças. O que quer dizer que se o Pac-man tivesse influenciado a nossa geração, estaríamos todos aos saltinhos em salas escuras, a mastigar pastilhas mágicas e a ouvir músicas electrónicas repetitivas”
(Kristian Wilson, Nintendo inc,1989)

... Poucos anos depois apareceram as festas rave, a música techno e o ecstasy...

25.10.05

Finalmente!

Primeiro foi o saber que havia e querer... Gostava de tudo: cada passo, cada ideia, cada conhecimento...
Depois foi o fazer o curriculo e mandar, ir entregar, preencher papeis, marcar entrevistas... desmarcadas e remarcadas... Nunca era dia até que um dia foi...
Veio a conversa do susto: "Sabe, nunca pensei ter tanta gente. Nao pensei que teria tanta divulgaçao. É a primeira e quero que seja perfeita e para isso só posso escolher os melhores dos melhores. Tem vindo muita gente, de todas as áreas, de todos os sítios..., nao sei..., vamos ver..."
As dores de barriga até ao tao esperado "SIM!!!!"!

E hoje lá estava na Baixa às 18:30... sentada! Os melhores "somos" 33... Vai ser difícil, mas eu vou ADORAR!!!! =)

20.10.05

O Tao do Pooh =)



"- Quando acordas de manha, Pooh,- disse finalmente o Leitao- qual é a primeira coisa que dizes a ti próprio?
- O que é o pequeno-almoço?- disse o Pooh.- O que é que tu dizes Leitao?
- Eu digo, o que é que será que vai acontecer de excitante hoje?- disse o Leitao.
O Pooh disse que sim com a cabeça, pensativamente.
- É a mesma coisa- disse ele."

(in "O Tao do Pooh")

11.10.05

Sunshine of your/our love

Nunca mais pensei nisso... ficou uma marca mas boa... Mas quando acordei hoje lembrei-me...Revivi...2 anos depois...e estranhamente foi bom...

"It's getting near dawn
When lights close their tired eyes.
I'll soon be with you my love,
To give you my dawn surprise.
I'll be with you darling soon,
I'll be with you when the stars start falling.

I've been waiting so long
To be where i'm going
In the sunshine of your love.

I'm with you my love,
The light's shinning through on you.
Yes, I'm with you my love,
It's the morning and just we two.
I'll stay with you darling
I'll stay with you darling now
I'll stay with you till my seeds are all dried up.

I've been waiting so long
To be where i'm going
In the sunshine of your love.

I'm with you my love
The light's shinin through on you
Yes, i'm with you my love
It's the morning and just we two
I'll stay with you darling now
I'll stay with you till my seed are all dried up

I've been waiting so long
I've been waiting so long
I've been waiting so long
To be where i'm going
In the sunshine of your love."

10.10.05

Tu!


Já és maior e totalmente emancipada minha criança (para mim vais ser sempre)!!!
Sabes... és das, senao "a" minha primeira memória...Fiquei tao feliz quando soube que vinhas a caminho! Pus logo a mao na barriga da mae!Fui eu que escolhi o teu nome! Lembro-me muito bem de te ter ido ver à Clínica com o meu vestido cinzento e branco e de o pai me ter agarrado pela barriga para eu te ver no berçario.Lembro-me também de pensar que nao eras o bebé que eu esperava. Eras branco demais, comprido demais,... tinhas imenso cabelo, todo branco, pestanas brancas,... e quando peguei em ti já no quarto conclui: "isto é mais frágil do que eu pensava.Nao vai dar para brincar com as bonecas!"...Ve-se na foto o meu sorriso amarelo muito pouco convencida!
Mas tu alteraste tudo...aprendi a andar por cima dos sofás e a nao por os pés no tapete porque eram areias movediças...vestia-te com o fato de palhaço do boneco e tu deixavas... construía cidades inteiras de Lego e tu pedias para destruir... Dormia por cima de ti na cama do beliche e tentava acordar-te quando nao conseguia dormir... O meu medo do escuro que sobrevive até hoje era curado com uma descida estratégica até à tua cama onde ficava a dormir embalada pelo teu cheiro bom de bebé! E quando mudámos para a outra casa e separaram os quartos eu corria na mesma para o teu e a cena repetia-se!

Foste sempre o que dava nas vistas, o dono das ideias, o barulhento, o irrequieto... o oposto de mim! Mas sabes... eu gosto de ter um irmao! Porque penso sempre que se todos desaparecerem, tu vais estar lá, sempre, todos os dias... e eu revejo o pai em ti e muitas vezes, o avo'zinho... e vejo que és meu cúmplice e eu tua e que me vou sempre rever e rever-nos em tantas e tantas coisas e é tao bom!
E eu gosto de ti... tanto... mesmo quando és rebelde, quando gritas e me desesperas, mesmo quando sei que fazes asneiras e te magoas, eu gosto de ti muito e tu sabes!!!

Parabéns Criança minha! =)

8.10.05

Houve um tempo

Houve um tempo em que o meu equilibrio dependia dos outros. Do tempo dos outros, da opiniao dos outros, do gosto dos outros.
Houve um tempo em que eu era em funçao de alguma coisa, de alguém...nunca de mim...

Hoje eu descobri que há um ritmo próprio, uma vontade própria. Que o caminho é sempre meu independentemente do tempo que me leva a percorre-lo. Que nao dependo do Mundo para ser eu e sim que que dependo de mim e só de mim... Que basta um objectivo para eu me conseguir mover, ir, fazer, tentar... Que nao tenho que conseguir sempre, mas que consigo... pode nao ser à 1ª, à 2ª ou à 11ª, mas que consigo!!

Houve um tempo em que achei que estava errada, em que achei que nao entendia, em que me doía... Agora sei que nao estou, que a única pessoa a quem devo justificaçoes é a mim própria porque sou eu que estabeleço metas e se nao as atinjo, a análise tem de ser minha...

Hoje acordei diferente, mas algum dia tinha de ser, nao é?

6.10.05

3

Foram uns bebés desejados. Foram tao desejados que vieram 3... Viveram os 3 dentro da barriga da mae durante 8 meses e alguns dias...
Tem agora 3 anos. Sao o Z., a J. e a M.. A M. e a J. sao iguais, mas o olhar é totalmente distinto. Pergunto-me muitas vezes como 3 seres concebidos ao mesmo tempo e dos mesmos pais, podem ser tao diferentes, mas sao...
A J. é o coraçao...é a mais sensível, a mais calma, a mais observadora. É a que vem para o meu colo mal eu chego, me dá abraços, beijinhos e me fala ao ouvido.
A M. é o motor dos 3, é a que faz, é a que diz, é a mais descontraída. É a primeira a abrir o meu saco quando eu chego e só quando já vai a meio da descoberta é que pergunta: "Posso?".
O Z. é o que dá as ideias, é o que poe os limites, mas é o mais bebé. É o menino no meio das manas e impoe o respeito. Aproveita o meu colo quando está vazio e enrosca-se. É sempre o 1º a apanhar uma das minhas maos livres para encaixar a dele.

Quando cheguei a J. estava a comer uma bolacha e a M. disse logo: "Eu já comi a minha. A J. é que demora sempre muito tempo"! O Z. estava a fazer uma birrinha porque dizia "O Z. ainda nao dormiu tudo!"... Mas foi só o principio...o principio do tempo com eles, os meus meninos!...

Depois custa-me sempre dizer "Tchau" quando vejo os olhinhos tristes porque a casa de Lego ficou por acabar, a história ficou a meio ou porque os dinossauros nao chegaram ao cimo da montanha... Nao gosto porque sao momentos nossos e eu sinto-me tao cheia quando estou com eles... Mas há sempre uma outra vez... e outra... e outra... e vao crescendo e eu também... :)

1.10.05

Hace un año!


Hace un año que me fue de equipage para el piso... Me acuerdo de haber salido de clases (la da Mercantil), de llegar al hostal y correr un taxi... Llena de malas, sacos y además cosas, he puesto por la primera vez la llave en la puerta.
Todas estaban en el piso... todas estaban preparando el comer y yo, timida y con el poco de castellano que tenia, intentaba entender que me decian... Virgi me gritava, Vero me mirava y Ruth hablando...
Me han invitado a comer macarrones y tomate... Virgi se fue a su casa ese dia, pero nosotras nos quedamos... Ruth hablando toda la tarde y Vero tirando una siesta..

Ahora... después deste tiempo... me parece una tonteria los silencios, lo rara que me sentia intentando hacerme entender... Ahora vosotras son una parte tan profunda de mi... Son mi XURRIS y os echo mucho y mucho de menos...